La Ciénaga – Drama – Leg Português – Lésbico
A jovem cineasta argentina Lucrecia Martel estreou no cinema com este drama que fez sucesso no circuito de arte, principalmente em São Paulo. O longa, que se tornou um verdadeiro cult, é um complexo e bem elaborado drama, que conta as crônicas de duas famílias argentinas numa época de crise. O tal pântano do título existe mesmo, mas a sua presença é mais forte como uma metáfora, como o lugar em que as vidas daquelas personagens estão atoladas e são tragadas por areias movediças. A primeira família é a do casal Mecha e Gregorio, cinqüentenários decadentes, que passam o dia à beira de uma piscina suja consumidos pelo vício da bebida. Em torno deles estão os filhos adolescentes, que sofrem com o calor daquele verão e com seus anseios juvenis. A outra família pertence à enfermeira Tali, prima de Mecha, e o marido Rafael. Eles evitam ao máximo o contato com o outro clã, principalmente para evitar a exposição de seus filhos àquele ambiente decadente e doentio. Mas isso nem sempre é possível. Colocando lado a lado esses personagens complexos e bem-estruturados, Lucrecia criou um filme tocante, muitas vezes difícil de se ver, mas extremamente necessário. A crise argentina serve de pano de fundo para essas vidas renegadas a uma existência vazia e sem perspectivas. Fazendo um retrato social de seu país e um raio X psicológico de seus personagens, a cineasta inscreve seu nome como um dos mais promissores do cinema latino-americano.
A jovem cineasta argentina Lucrecia Martel estreou no cinema com este drama que fez sucesso no circuito de arte, principalmente em São Paulo. O longa, que se tornou um verdadeiro cult, é um complexo e bem elaborado drama, que conta as crônicas de duas famílias argentinas numa época de crise. O tal pântano do título existe mesmo, mas a sua presença é mais forte como uma metáfora, como o lugar em que as vidas daquelas personagens estão atoladas e são tragadas por areias movediças. A primeira família é a do casal Mecha e Gregorio, cinqüentenários decadentes, que passam o dia à beira de uma piscina suja consumidos pelo vício da bebida. Em torno deles estão os filhos adolescentes, que sofrem com o calor daquele verão e com seus anseios juvenis. A outra família pertence à enfermeira Tali, prima de Mecha, e o marido Rafael. Eles evitam ao máximo o contato com o outro clã, principalmente para evitar a exposição de seus filhos àquele ambiente decadente e doentio. Mas isso nem sempre é possível. Colocando lado a lado esses personagens complexos e bem-estruturados, Lucrecia criou um filme tocante, muitas vezes difícil de se ver, mas extremamente necessário. A crise argentina serve de pano de fundo para essas vidas renegadas a uma existência vazia e sem perspectivas. Fazendo um retrato social de seu país e um raio X psicológico de seus personagens, a cineasta inscreve seu nome como um dos mais promissores do cinema latino-americano.